Blue Living - Be water my friend..

...mais do q pessoal, reflexoes sobre a crescente desumanidade social e sobre as nossas lendas pessoais...a minha? o mar!

quarta-feira, janeiro 29, 2014

Contos do Deserto II - A busca do Sábio

O abade Abrãao soube que, perto do Mosteiro de Sceta, havia um sábio. Foi procurá-lo e perguntou:
- Se encontrasse hoje uma bela  mulher na sua cama, conseguiria pensar que não era uma mulher?
- Não - respondeu o eremita - mas conseguiria controlar-me.
O abade continuou:
- E se descobrisse moedas de ouro no deserto, conseguiria ver esse ouro como se fossem pedras?
- Não, mas conseguiria controlar-me para o deixar onde estava.
Ainda não satisfeito, insistiu Abrãao:
- E se fosse procurado por dois irmãos, um que o odeia e outro que o ama, conseguiria achar que os dois são iguais?
Respondeu pacientemente o ermitão:
- Mesmo sofrendo, trataria o que me ama da mesma maneira que o que me odeia.

Naquela noite, ao voltar para o mosteiro, Abrãao comentou com os seus noviços:
- Vou explicar-vos o que é um sábio. É aquele que, ao invés de matar as suas paixões, consegue controlá-las.

3 Comments:

  • At 11:56 da manhã, Blogger Hey day of mine said…

    Será melhor controlá-las sempre, para nunca saber como seria a sensação de abraçar as "paixões"?

     
  • At 7:56 da tarde, Blogger bernardo avatar said…

    Bem... de nada serve a potência sem controlo.. Na minha perspetiva, julgo que será necessário enfrentar demónios, viver paixões, cair, erguer, lamber feridas, criar cicatrizes, para no final, saber dosear quando é altura de viver as nossas paixões...

    Uma felicidade sustentavel, usando como ponto de partida a emoção, dando-lhe rumo e eficiência com a mente.

    Faz sentido? :)

     
  • At 5:44 da tarde, Blogger Hey day of mine said…

    Faz.

    "The strongest people are not those who show strength in front of us, but those who win battles we know nothing about"

    :)

     

Enviar um comentário

<< Home